top of page
Oyaodé Angência de talentos e divercidade
  • Foto do escritorOyaodé

QUE PAÍS É ESTE?

Atualizado: 8 de jul.

A Lente de Jorge Bodanzky na Ditadura Brasileira, 1964-1985


Prepare-se para uma viagem intensa e reveladora com a exposição que homenageia o cineasta e fotógrafo Jorge Bodanzky (n. 1942), destacando sua produção durante os sombrios anos da ditadura militar brasileira (1964-1985). 


Uma Homenagem ao Olhar Inovador de Bodanzky


Com sua jovem produção fotográfica e experimentações em super-8, Bodanzky registrou um Brasil marcado por conflitos sociais e políticos. Suas reportagens para televisões alemãs e a criação de longas-metragens icônicos como Iracema (1974), Gitirana (1975), Os Mucker (1978), Jari (1979), Terceiro Milênio (1980) e Igreja dos Oprimidos (1985) são prova de sua habilidade em mesclar documentário e ficção, trazendo à tona a violência e opressão disfarçadas pelo desenvolvimento do país.


60 Anos do Golpe: Uma Reflexão Necessária


Nos 60 anos do golpe militar que silenciou vozes no Brasil, a obra de Bodanzky ressurge como um convite urgente para refletir sobre a democratização e a renovação do cinema político no país. 


Retrospectiva Completa no Cinema IMS


Em colaboração entre diferentes áreas do Instituto, o Cinema IMS organiza uma retrospectiva abrangente da obra de Jorge Bodanzky. 


Aviso Importante:

Esta exposição contém imagens de nudez e é recomendada para maiores de 18 anos.


Curadoria e Equipe:

- Curador: Thyago Nogueira

- Curadora-assistente: Horrana Santoz

- Pesquisa: Ângelo Manjabosco e Mariana Baumgaertner, em parceria com o Cinema IMS


Acessibilidade:

Pensando na inclusão, disponibilizamos recursos de acessibilidade como audiodescrição de obras, áudios com leituras de textos da exposição e suas transcrições, facilitando o acesso para pessoas com deficiência visual.


A exposição segue em cartaz até 28 de julho, no IMS Paulista (Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista). A visita é gratuita e ocorre de terça a domingo, das 10h às 20h.


Acho que faltou explicar que é um compilado de obras de audiovisual e fotografias que estão em exposição. Pq cita o nome das obras em isolado, como  "Giritana", "Jari", "Terceiro Milenio", mas não explica o que é.


E foram obras na epoca feitas com equipamentos de baixíssima qualidade e atores não profissionais  pra ser o mais escondido possivel e chamar menos atenção.



A Lente de Jorge Bodanzky na Ditadura Brasileira, 1964-1985
Que pais é este?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page