top of page
Oyaodé Angência de talentos e divercidade
  • Foto do escritorOyaodé

Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: Uma Viagem Inspiradora nos Corredores do CCBB


Em parceria com o Banco do Brasil e BB Asset Management, o CCBB desvenda os segredos, cores e histórias de "Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira". Uma experiência única que mergulha nas obras de 61 talentosos artistas negros, espalhadas pelos cinco andares desse espaço cultural dinâmico.


São mais de 150 expressões artísticas, desde pinturas e fotografias até esculturas, instalações, vídeos e documentos, costurando um riquíssimo panorama dos últimos dois séculos da produção artística afro-brasileira.


Deri Andrade, curador e mente por trás do Projeto Afro, compartilha a visão por trás da mostra: "O propósito é construir um diálogo amplo e transversal sobre a produção artística afro-brasileira no país".


Esta exposição é o resultado do Projeto Afro, uma jornada iniciada em 2016 e lançada em 2020. A plataforma Projeto Afro, criada por Deri Andrade, já catalogou cerca de 300 artistas negros/as/es, abrangendo desde o século 19 até os contemporâneos nascidos nos anos 2000. Uma contribuição significativa para romper com a invisibilidade histórica da presença negra na arte brasileira.


A exposição, guiada por cinco nomes centrais, desvela diferentes épocas, discussões e contextos. Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi, e Rubem Valentim lideram eixos que abrangem desde o período pré-moderno até a contemporaneidade.


Uma narrativa que atravessa temas como Tornar-se, Linguagens, Cosmovisão, Orum e Cotidianos, cada um mergulhando em aspectos únicos da experiência afro-brasileira.


Além das obras expostas, o CCBB Educativo convida o público a participar de uma oficina integrada. Inspirados pela obra "Narrativas que se Encontram", de Elidayana Alexandrino, os visitantes são convidados a ouvir as histórias que as imagens têm a contar.


Após esse mergulho, os participantes têm a oportunidade de construir suas próprias narrativas através da colagem, criando molduras que podem ser levadas para casa ou trocadas poeticamente no espaço.


Informações Práticas:

  • Data: Até (18/03/2024)

  • Horário de Funcionamento: Todos os dias, exceto às terças, das 10h às 18h

  • Local: CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo/SP - Próximo ao metrô São Bento.

"Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira" é mais que uma exposição, é uma celebração da diversidade, um convite para dialogar com o passado, presente e futuro da arte afro-brasileira.


Embarque nessa jornada artística e desvende os caminhos que se entrelaçam nos corredores do CCBB.



Em parceria com o Banco do Brasil e BB Asset Management, o CCBB desvenda os segredos, cores e histórias de "Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira". Uma experiência única que mergulha nas obras de 61 talentosos artistas negros, espalhadas pelos cinco andares desse espaço cultural dinâmico.
Encruzilhadas da arte Afro-Brasileira

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page