top of page
Oyaodé Angência de talentos e divercidade
  • Foto do escritorOyaodé

Clima e Deslocamentos

Uma Jornada Interativa pelo Impacto Climático na Mobilidade Humana


Com a colaboração da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto curatorial "Mova-se! Clima e Deslocamentos" foi cuidadosamente desenvolvido pela equipe do Museu da Imigração (MI) em parceria com diversas organizações.


Esta exposição imersiva oferece ao público uma visão ampla sobre a ligação entre as mudanças climáticas globais e a mobilidade humana, destacando como a ciência, as organizações sociais (como ONGs e associações) e as artes enfrentam esses fenômenos complexos.


Quando falamos de migração, estamos lidando com uma intrincada rede de fatores políticos, econômicos, sociais e ambientais. No contexto das mudanças climáticas, as alterações ambientais causadas pela ação humana têm um papel crucial na decisão de abandonar um lar em busca de um novo começo.


A exposição explora as diversas formas de deslocamento, como evacuações preventivas, realocações planejadas, fugas reativas diante de catástrofes ou migrações graduais motivadas por fenômenos de desenvolvimento lento, como secas. Com o agravamento das mudanças climáticas, esses tipos de deslocamentos tendem a se tornar mais frequentes e intensos.


Em um cenário tão multifacetado, a exposição adota uma abordagem dinâmica e fluida, acompanhando as reflexões e mobilizações de indivíduos e organizações que enfrentam esses desafios. "Mova-se!" é dividida em três módulos interativos – Tempo de Saber, Tempo de Agir e Tempo de Sentir – cada um oferecendo diferentes perspectivas e experiências.


Com instalações, vídeos, realidade virtual, dados de observatórios, fotografias, depoimentos e objetos, a exposição convida o público a se conectar com as realidades e emoções associadas aos deslocamentos climáticos.


Desde sempre, o meio ambiente influenciou a migração humana, e os movimentos ao redor do mundo mostram como as sociedades são moldadas por outras espécies e pelos ciclos naturais.


Além de apresentar o panorama atual e as previsões para o futuro, a exposição contextualiza o papel histórico da Hospedaria de Imigrantes do Brás, hoje sede do MI, em acolher migrantes forçados por questões ambientais, como a Grande Seca do século XIX, que levou milhares de cearenses a se deslocarem pelo Brasil, e as enchentes que atingiram São Paulo na década de 1920.


"Mova-se! Clima e Deslocamentos" oferece uma visão abrangente das estratégias contemporâneas de conscientização e das campanhas das principais instituições que combatem o colapso climático e a desigualdade extrema.


A exposição também apresenta registros impactantes de Lalo de Almeida, um dos mais renomados fotojornalistas brasileiros, com 17 obras que traçam um panorama das transformações ambientais e suas consequências ecológicas, econômicas e sociais.


Realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Museu da Imigração e as Nações Unidas, a exposição conta com patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, da Deloitte e da Panasonic. O projeto também recebe apoio de diversas instituições, como o INPE, o Instituto Linha D’Água, e o Instituto Igarapé.


A exposição fica em cartaz até janeiro de 2025, com entrada gratuita aos sábados e ingressos a R$8 (meia) e R$16 (inteira) nos demais dias. Não perca a oportunidade de se envolver nessa experiência que une cultura, ciência e ação social em um só lugar!




Uma Jornada Interativa pelo Impacto Climático na Mobilidade Humana
Clima e Deslocamentos

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page